Quem sou eu

Minha foto
Jornalista formada pela Universidade Estadual de Londrina. Mãe da Anita e da Luísa.

quarta-feira, 30 de março de 2011

nana, nenê




Bom, depois de um sumiço, finalmente consegui voltar para o blog. Como prometido, para falar do maravilhoso amigo das mamães: nana, nenê, o livro!
Eu havia tido uma ótima experiência com a minha primeira filha, mas confesso que aplicar a técnica com a segunda foi mais difícil. Primeiro porque eu já estou mais cansada. Não passo o dia com uma, mas sim duas crianças. E segundo porque o medo de acordar a outra que já está dormindo é tão grande que diversas vezes eu quebrei as regras do livro e acabei dando uma dezena de mamadeiras na madrugada. Mas ok. O importante é que agora eu consegui. Tenho duas lindas meninas com apenas 1 ano de diferença que agora, 21h, estão dormindo quietinhas no mesmo quarto. E o melhor, dormiram sozinhas, sem colo, sem passeio e sem mamadeiras e mais mamadeiras.

Mas calma, calma...vou explicar como a mágica acontece...

A idéia principal do livro é NÃO O FAÇAM DORMIR, ELE TEM DE CONSEGUIR SOZINHO. No fundo é bem mais simples do que parece. A questão é que a criança precisa "aprender" a dormir e cabe a nós, pais e mães, o dever de ensina-la. Ela pode aprender que dormir está diretamente relacionando a mamar e dormir sempre quando esta mamando. Ou então que quando você a embala é para que ela durma. Ela pode também aprender a dormir na sua cama ao invés de dormir na dela. Isso tudo depende do que você vai ensinar ao seu filho desde os primeiros meses de vida dele.
A questão é que todos nós acordamos diversas vezes durante a noite. Nos cobrimos quando temos frio ou descobrimos quando sentimos calor. Viramos de lado, de costas, barriga para baixo, abraçamos o companheiro de aventuras... mas nem nos lembramos. Agora, imagine se você sempre dorme na sua cama e de repente, quando você vai dar aquela ajeitadinha no lençol durante a noite, você percebe que está numa gaiola!!!! Assustador, não? Aposto que você ia berrar como um bebezinho assustado.
É essa mesma lógica que o livro passa quando ele diz que devemos ensinar o bebê a dormir sozinho. Porque quando ele dorme mamando e acorda no meio da noite sem a mamadeira ou o peito...é lógico - ele grita! Quando dorme no seu colo quentinho, naquele balanço gostoso e acorda num bercinho...lógico - ele chora! E assim será por longos anos... que o digam meus pais. ( Meu pai dizia que se minha mãe engravidasse de novo ele sairia de casa.)
Mas, graças ao dr. Eduard Estivill e à jornalista Sylviade Béjar, eu seu íncrível nana, nenê, isso não precisa acontecer e, se estiver acontecendo, pode mudar!
Não é fácil, dói um pouquinho...em nós. Mas é rapidinho. E faz um bem danado para a criança.
Tudo começa com a rotina. Rotina é tudo para um bebê. Rotina é o que deixa a criança segura porque assim ela sempre sabe o que vem a seguir. Por isso, desde cedo, esabeleça uma rotina para o seu bebê. Hora de acordar, hora de comer, hora da(s) soneca(s), hora de brincar, passear, hora do banho e hora de dormir.
O livro sugere que banho seja dado no fim do dia, porque relaxa e acalma a criança, em seguida a mamadeira, uns minutinhos calmos com o papai ou a mamãe e hora de ir para a cama. Escolha um amiguinho para dormir com ele. Pode ser um ursinho, sapinho, boneca...tanto faz, contanto que seja sempre ele. Se seu filho usar chupeta, coloque mais de uma chupeta no berço, para que ele encontre com facilidade. Coloque-o no berço, se afaste um pouco e fale com muita calma: _ Agora você vai dormir no seu bercinho, com seu ursinho, durma bem, mamãe te ama, boa noite.
É nessa hora que o desafio começa.
Eu recomendo ler o livro inteiro, mas vou contar mais ou menos como é o processo.
A regra nº 1 é estar segura do que se esta fazendo. Seja firme, seja forte!
Seu bebê vai chorar, gritar, espernear e dependendo da idade vai fazer ainda muito para te convencer a ficar ali junto com ele. Isso se chama manipulação.
Bom, fale com ele com calma, mas sem acaricia-lo, sem pegar o colo. Mesmo que ele chore, saia do quarto e espere. Na primeira vez é só 1 minuto. Volte, pare perto do berço, mas sem tocá-lo, e diga a mesma coisa: _ Agora você vai dormir no seu bercinho, com seu ursinho, durma bem, mamãe te ama, boa noite. - e saia! Agora são 3 minutos. O ritual se repete. Depois 5 minutos. Mais 5, mais 5, mais 5... até ele dormir. Pode demorar, mas funciona. E esse foi o primeiro dia.
O livro passa um programa de uma semana. Vou colocar a tabelinha dos tempos aqui. Mas na verdade é um aprendizado continuo. De tempos em tempos a criança te testa. Mas é importante ser firme. A mesma técnica deve ser usada nos horários das sonecas, mas o tempo é um pouquinho diferente.


Quem tiver a oportunidade, leia o livro! Minhas tias fizeram nana, nenê com meus primos e funcionou, eu fiz com as meninas e funcionou, tenho amigas que também fizeram e funciona.

Alexandre, primo, se você ainda estiver acompanhando esse blog, me da um toque que eu te empresto o meu livro.

Boa sorte!
Mas principalmente Boa Noite a todas as mamães, papais e nenês!!!!

obs. Coloquei a capa do livro porque quando eu fui comprar havia dois e eu comprei primeiro o outro. Mas eu gostei mais desse. O da capa laranja!


16 comentários:

Mariana disse...

Adorei o post, Gi!
Achei muito bem explicado; dá para ver que você leva jeito para escrver mesmo.
Parabéns!
Beijos

Gisele Fabbris disse...

Valeu Mary!
Só lendo o livro pra entender tudo beeem direitinho, mas deu pra passar um pouquinho.
Quando eu tiver sobrinhos eu te ajudo, tá?rsrs
Beijinhoss

Unknown disse...

olha a hora em que eu li o post, 23h46, acho que preciso aplicar nana nene comigo!
brincadeiras a parte, gostei bastante, vai me ajudar muito nos meus dias de baba! (e quem sabe um dia em que a mami seja eu...hahah)
muito legal, quero mais, nao pare de escrever!
beijo, Pôu

Ana Júlia disse...

Amiguinha, republiquei as receitas de tinta facial, especialmente para você.
Vou deixá-las no blog por 5 dias. Como eu não havia testado todas, optei por remover a postagem.
Antes de aplicar quaisquer das tintas no rosto das crianças, faça um teste numa pequena região do braço, para ver se não dá alergia, e para ver se a tinta sai fácil com demaquilante. Assim você não vai ter problemas. Ah, e não deixe de me dar um feedback sobre as receitas, ok?

Futuramente eu vou reescrever a postagem da tinta facial, mas só
com as receitas que você aprovar.

Segue o Link:

(http://ensineseubebe.blogspot.com/p/tinta-facial-caseira.html)

Beijos

Anônimo disse...

Oi Gisele, tudo bem? É Andréa esposa do Alexandre (primo), adorei o post, muito bem explicado. Sua mãe me falou desse livro, tentei comprar mais não encontrei, estava em falta. A minha dúvida é a seguinte, quando posso começar a aplicar com a Ana Luiza, ela está com 1 mês e ainda esta dormindo no carrinho.
Bjs, obrigada!!

Gisele Fabbris disse...

Oi Andréa. Que legal que você esta acompanhando o blog. Quero muito conhecer a Ana Luíza. Espero que estejam todos bem.
Olha, segundo o livro, você pode começar a acostumá-la desde os primeiros meses a dormir sozinha. Isso você pode fazer procurando colocá-la no berço(ou carrinho) ainda acordada depois de mamar e trocar a fralda. Mas isso, é claro, com tranquilidade. O método dos minutinhos como eu expliquei no post você só começa a aplicar a partir dos seis meses mais ou menos. Porque primeiro ela precisa acertar o reloginho biológico dela ao nosso esquema dia/noite. Você pode ajudá-la, colocando-a para dormir durante o dia num lugar mais movimentado (como a sala), com ruído e com um pouco mais de luz e a noite colocando-a no quarto, com silêncio e menor ruído. O livro explica tudo isso bem melhor que eu, é claro. Se você quiser eu posso emprestar o meu para vocês. Assim você dá uma lida, uma relida e fica mais segura para aplicar o método se você achar que é legal. Se quiser, é só me dar um toque.
Um beijo e felicidades para sua família.

Luciana disse...

Olá, Gisele!
Também tenho dois filhotes que dormem tranquilos às 21 h no seu quartinho. Mas aqui aplicamos outra técnica, oposta à proposta pelo Nana nenê. Deixo aqui como alternativa para quem quiser pesquisar e escolher a que melhor se adequa a sua maneira de pensar, educar e viver. Beijos!

O livro se chama "Soluções para uma noite sem choro", e muitos de seus artigos estão nesse site:

http://solucoes.multiply.com/

http://solucoes.multiply.com/journal

Gisele Fabbris disse...

Oi Luciana!
Puxa, acho super legal que você tenha essa outra alternativa. Quando tive minhas meninas o único método que eu conheci foi esse, que embora de certinho, é bastante difícil para aplicar. Muitos pais não conseguem levá-lo até o fim. Obrigada por compartilhar sua experiência!!!
Um abraço.

Patricia disse...

Oi Gi!! Estou tentando comprar este livro já faz um tempo mas está em falta. Logo, procurei a tabela do tempo na internet e achei o seu blog, já imprimi a mesma!! Mas vc disse que para a soneca o tempo é diferente... você publicar a outra tabela também? Obrigada e parabéns pelo blog.

Fabi Fernandes disse...

Olá, Gisele. No livro explica como fazer para eliminar a mamada da madrugada? Minha bebê tem acordado às 4h30, mesmo nós dando uma mamadeira às 23h30 com ela dormindo... isso quer dizer que ela "empacou" nesse horário? Tem uma técnica pra evitar que acorde nesse horário? Pq ela tá ganhando peso normalmente, não precisa dessa mamada...
Li que nesse horário dá pra deixar o bebê resmungando ou chorando, que ele para em até 45 minutos. Mas e se não parar, o que fazer? É terrível ficar ouvindo choro, mas tenho certeza que ela não precisa dessa mamada, pois nem mama muito. E não pega chupeta, nem rezando...
Acho que preciso de ajuda... como fazer essa técnica pra ela largar a mamada da madrugada?
bjs
Fabi

Ju Cherem disse...

Apliquei o nana nenê com a minha Manu qdo ela tinha 6 meses.....no 4o dia ela já dormia sozinha sem chorar...hj a coloco no berço , falo toda a "ladainha" , ela se abraça na Roberta (nome da bonequinha de pano dela)...brinca um pouco , faz um tour na cama pra achar a melhor posição e dorme , pasmem , das 20:20 até as 06:00 da manhã direto .
Esse livro é livro de cabeceira pras mães..

Anônimo disse...

Oi Fabi, você conseguiu fazer com que ela parasse de acordar de madrugada? O meu beb tem 3 meses, comecei fazera tecnica mas acorda de 2 em 2 hs na madrugada... O que você fez? Deixou chorando na madrugada? Deu certo?

Anônimo disse...

A minha dúvida é se nas mamadas da madrugada tenho que fazer com que o bebê desperte pra mamar, esperar os 15 minutos pra arrotar e trocar a fralda (se necessário) para seguir a proposta do autor.

Unknown disse...

Eu tenho esse livro, comecei a ler ainda grávida. Minha bebê está com seis meses e dorme a noite toda, quando acorda resmunga mas continua logo seu soninho. Como vc também não concordo com a técnica do nana nenem. Como cada bebê é único não acho que seja aplicando regras e deixando chorar seguindo uma tabela de minutos. Bom, como percebem sou totalmente contra, é extremamente prejudicial psicologicamente pro bebê e pra quem está ligado ao bebê afetivamente.

Cristiane disse...

Certa vez deixei meu menino chorar até adormecer, sozinho, entre suspiros e soluços. Senti-me mal, meu coração me dizia que aquilo não poderia estar certo. Algo que não fez bem para ele nem para mim, só podia estar errado.
Com aproximadamente 5 meses, ele queria colo e afago para dormir.
Perguntei-me: Porque não dar a ele meu colo? Meu afago? Ele não precisará disto a vida toda! E uma fase que ira passar... é realmente passou!! Acho muita covardia deixar um bebe chorar até dormir! O choro o não é manha, é impossível uma criança de 3,4 5 meses ter manha...eles choram porque querem colo, porque sentem inseguros sozinhos, porque preferem sentir o calor da mãe, o calor, o cheiro, a voz, a respiração da mãe acalma o bebe. Os primeiros meses de vida de um bebe é como fosse uma segunda gestação... E tudo muito novo para eles, eles necessitam da presença da mãe, muito!! Não é fácil mesmo!! Nunca foi mas, não precisamos fazer disto um caos nas nossas vidas, essa fase passa e, se tivermos um olhar para a magia que estes momentos nos proporcionam, fica mais tranqüilo passar por tudo isto. Sou mais da linha da “criação com apego”. Não sou adepta a cama compartilhada não mas, meu filho fica na minha cama, entre eu e meu marido, até pegar no sono e, esta hora do dia é mágica. Ficamos conversando um pouco, nos abraçando, nos carinhando.... Ele dorme em 10 minutinho e então colocamos ele em sua caminha. Ta tudo certo para mim!! Não vejo problemas nisto. As vezes ele acorda a noite, me chama...tem dias que fico ao lado da cama dele e ele adormece... Outros dias coloco ele no meio de nos dois, ele adormece e volto ele para sua cama... Sem problemas, sem stress! Algumas pessoas me perguntam: E a vida do casal? Bom, a vida do casal não precisa ocorrer única e exclusivamente após as 22:00 horas da noite, no quarto e na cama do casal. A vida do casal pode ocorrer no meio da tarde de domingo, na hora da soneca da criança, na cozinha, no sofá da sala, no banheiro, no corredor, no quintal kkkk. Se a vida do casal ocorre apenas no quarto/na cama/ a noite, não é a criança que esta atrapalhando nada, a vida do casal já esta condenada pela rotina sem criatividade, sem graça, sem vontade. Concordo que tem que ter rotina, mas, cada casa tem sua rotina. Eu que trabalho o dia todo, ficando o dia inteiro longe do meu filho, não abro mão de nossa rotina de ficar alguns minutos com ele, no colo ou no meio de minha casa, para ganhar todo aquele amor que ele queria me dar durante o dia e, para dar todo amor acumulado em mim nas intermináveis horas longe dele. Não aceito ninguém me falar que isto é errado. Não é!! Para mim é o mais correto a fazer. Também não me sinto no direito de julgar ninguém que faz diferente de mim, cada casa, cada mãe, cada família encontrará o seu caminho. Não existe regras, o que dá certo para uns, poderá ser horrível para outros. Sigam seus instintos e seus corações. São Fases, difíceis mas que quando passam deixam saudades.


Unknown disse...

Olá!
Tenho um filho d 6 semanas!
Comecei a aplicar a técnica com ele, ele dorme no berço dele, mas até agora fiz somente a rotina (que está funcionando muito bem), ainda não o deixo no quarto para dormir sozinho!
Essa parte tem idade pra ser começada? Ele me parece novo para entender esse processo!